Tara VanDerveer, de Stanford, agora é a treinadora mais vencedora no basquete universitário, ultrapassando Mike Krzyzewski

Jan 21, 2024

O rosto de Tara VanDerveer brilhou em todos os cantos do Maples Pavilion com essa mesma mensagem. Sim, o Stanford Hall of Fame agora está no topo do basquete universitário como o treinador mais vencedor de todos os tempos.

“Hoje foi tão maravilhoso”, disse VanDerveer. Mesmo que ela tivesse que enviar uma mensagem para sua mãe Rita, de 96 anos, eles precisariam cancelar um jogo de bridge programado por causa de todas as festividades pós-jogo para celebrá-la.

Assim como aqueles que a amam tanto esperavam que acontecesse, VanDerveer ultrapassou o ex-técnico do Duke e do Exército Mike Krzyzewski com sua 1.203ª vitória na carreira em casa, em Maples, quando o número 8 de Stanford derrotou o Oregon State por 65-56.

E nunca falha que VanDerveer sempre reserva um minuto para agradecer a todos por terem vindo ao jogo, e isso inclui oferecer sua imensa gratidão à banda de Stanford. No domingo, momentos depois de seu último marco notável em uma carreira repleta deles, ela educadamente pediu à banda que parasse de tocar. VanDerveer pegou o microfone e começou mais uma vez com suas palavras de agradecimento.

“Estou emocionada”, disse ela à multidão. “Normalmente não fico sem palavras, mas é bastante impressionante, todas essas pessoas aqui, todos os ex-jogadores voltando.”

Treinadora principal desde os 24 anos, VanDerveer comemorou com milhares de torcedores e algumas dezenas de ex-jogadores presentes para torcer por mais um triunfo em uma carreira condecorada de 45 anos com tantas conquistas memoráveis.

E para uma arena quase lotada, esta também foi uma chance para os fãs mostrarem seu amor à treinadora do Hall da Fama, que vem iluminando o basquete feminino há quatro décadas e meia.

“Tara! Tara!” eles gritaram nos segundos finais antes do início da celebração.

“Esta é uma conquista tremenda para Tara VanDerveer, que já é uma das treinadoras mais talentosas da história do basquete”, disse Krzyzewski em comunicado. “Este é mais um marco a acrescentar a um legado incrível. Mais importante do que todos os números surpreendentes e realizações profissionais, ela impactou positivamente inúmeras vidas como coach e mentora. Tara continua sendo uma verdadeira guardiã do nosso esporte.”

Um vídeo-tributo com mensagens de todos, de Billie Jean King a Steve Kerr, Dawn Staley e o próprio treinador K, foi exibido na tela grande.

Às vezes era tenso, com VanDerveer de pé com os braços cruzados e andando pela linha lateral enquanto Kiki Iriafen e seu elenco de apoio faziam grandes jogadas quando mais importava – incluindo os primeiros 3 pontos de Iriafen. Stanford estava ausente do All-American Cameron Brink por causa de uma lesão na perna esquerda sofrida na vitória de sexta-feira sobre o Oregon.

Quero chamar a atenção para a beleza do basquete feminino e para a maravilha dessas jogadoras que trabalham tanto”, disse VanDerveer. “Estou com tanto ciúme porque nunca consegui fazer o que eles fazem e posso ver o sonho de uma menina se desenrolar através deles.”

Iriafen contribuiu com o recorde de sua carreira com 36 pontos em 16 de 26 arremessos e 11 rebotes e Talana Lepolo com 14 pontos e seis assistências para o Cardeal (17-2, 6-1 Pac-12). O jogo atraiu uma multidão quase lotada de 7.022 pessoas no Maples Pavilion, que acomoda 7.233.

VanDerveer melhorou para 1.203-267 no geral e 1.051-216 em 38 temporadas em Stanford. 17 vezes Treinador do Ano do Pac-12 com cinco honras de Treinador Nacional do Ano, VanDerveer conquistou três títulos da NCAA com Stanford – 1990, 92 e 2021 – e treinou a equipe olímpica dos EUA em 1996 para uma medalha de ouro em Atlanta. Jogos durante um ano longe de Stanford.

Stanford liderou por 28-22 no intervalo, tendo acertado apenas 12 de 34, mas foi desejado no segundo tempo, já que ex-craques como Jennifer Azzi, Chiney Ogwumike, Ros Gold-Onwude e Jayne Appel-Marinelli estavam entre os presentes junto com ex- A secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, apoiando o querido treinador.

O que isso significa para mim? Isso significa tudo. É como se um membro da sua família se casasse ou alguém tivesse um filho, o Coach está fazendo história, todos voltamos e comemoramos”, disse Ogwumike. “É apenas uma parte da nossa vida agora. Aparecer para Tara é a mesma maneira que você aparece para uma irmã, uma tia, um irmão. Ela é uma família para todos nós.