A equipe masculina de hóquei do Paquistão não conseguiu se classificar para os Jogos Olímpicos pela terceira vez consecutiva depois de perder sua última chance de conseguir uma passagem para Paris nas eliminatórias da FIH em Omã, um resultado que deixou os ex-grandes nomes do esporte aqui tristes e indignados em igual medida.
Depois de perder por 0-4 para a Alemanha na semifinal do torneio, o Paquistão perdeu por 2-3 para a Nova Zelândia na disputa pelo terceiro lugar na noite passada, acabando com suas chances de chegar às Olimpíadas de Paris deste ano, já que apenas os três primeiros colocados conseguiram. o corte.
Fique ligado nas últimas atualizações sobre Ram Mandir! Clique aqui
Assim que a buzina final soou, muitos jogadores do Paquistão foram vistos em lágrimas, enquanto os jogadores da Nova Zelândia tentavam consolar seus oponentes.
A última participação olímpica do Paquistão foi nos Jogos de 2012, onde a equipe terminou em 7º lugar, uma melhoria marginal em relação ao pior 8º lugar de todos os tempos nos Jogos de Pequim em 2008. A equipe é, no geral, oito vezes medalhista no megaevento, três das quais sendo eles ouro (1960, 1968 e 1984).
“O que você espera, bhai (irmão), quando a equipe é enviada para as eliminatórias olímpicas com apenas 18 dias de treinamento, enquanto todas as outras equipes chegam lá com meses de preparação e treinamento”, disse o atleta olímpico Wasim Feroze, que foi membro da seleção paquistanesa. Equipes vencedoras da Copa do Mundo e do Troféu dos Campeões de 1994, disse.
O hóquei no Paquistão está em crise e enfrenta uma crise financeira que leva ao não pagamento de subsídios e salários contratuais a jogadores e treinadores. A crise financeira forçou por vezes o PHF a retirar-se dos eventos internacionais.
Mas há dois meses a crise tomou um novo rumo quando o brigadeiro (reformado) Khalid Sajjad Khokar, que era presidente da PHF desde 2015, foi destituído pelo patrono-chefe, o primeiro-ministro interino Anwar ul Haq Kakar.
Isto levou ao caos total, com Khokar recusando-se a aceitar a decisão do governo e criando efectivamente uma situação de autoridades paralelas com os jogadores também sem certeza sobre o seu futuro e os treinadores indo e vindo.
Khokar até ameaçou ir ao FIH e suspender o PHF, pois alegou que apenas foi reconhecido pelo órgão mundial.
A arquirrival Índia se classificou para Paris com o ouro nos Jogos Asiáticos no ano passado.
Feroze, que continua sendo selecionador nacional, disse que o país deveria suspender a realização de eventos internacionais de hóquei até resolver seus problemas internos.
“Não há dinheiro para os jogadores e há muita política na federação nacional e até mesmo nas bases. Melhor primeiro resolvermos essas coisas e depois jogarmos em eventos internacionais e ficarmos envergonhados”, disse ele.
Ex-capitão, Samiullah disse que se sentiu deprimido ao ver o nível em que o hóquei no Paquistão havia caído.
“Quero dizer, se não conseguirmos vencer nem uma partida que foi como uma final para nós, o que vai acontecer? No último quarto da partida contra a Nova Zelândia, os jogadores simplesmente não tinham preparo físico ou espírito para garantir a vitória, ” ele disse.
Samiullah disse que era uma pena que o Paquistão perdesse agora a sua terceira Olimpíada consecutiva.
Seu contemporâneo, Islahuddin Siddiqui, concordou e disse que os jogadores simplesmente não estavam bem preparados para as eliminatórias.
“O hóquei no Paquistão tem estado uma bagunça nos últimos quatro ou cinco anos por causa da governança. Os treinadores mudaram muito rapidamente e os jogadores não têm certeza sobre sua segurança financeira. É muito triste”, disse ele.
Islahuddin foi capitão da seleção do Paquistão que venceu a Copa do Mundo de 1978 na Argentina.
O ex-capitão do Paquistão, Hasan Sardar, disse que foi um dia triste para o Paquistão.
“Quer dizer, não sei o que o governo também está fazendo porque semanas antes das eliminatórias olímpicas o presidente da federação é demitido e se recusa a aceitar a decisão. Os treinadores são trocados, os jogadores antigos são trazidos de volta”, disse ele.