Anthony Joshua fez uma de suas melhores exibições com uma impressionante paralisação de Otto Wallin, que foi eliminado por escanteio após o quinto round de uma luta unilateral.
O jogador de 34 anos conquistou três vitórias em três em 2023, após sua vitória em Riad na noite de sábado.
Joshua, já tendo derrotado Jermaine Franklin Jr por decisão unânime em abril, antes de selar uma paralisação na sétima rodada contra Robert Helenius em agosto, alcançou a 27ª vitória na carreira profissional.
Joshua saiu voando dos quarteirões em Riad e infligiu danos a Wallin já no segundo turno.
Joshua acertou um gancho de esquerda na cabeça de Wallin, seguido por um estrondoso cruzamento de direita e um segundo rápido de direita, que deixou Wallin exausto e com sangue escorrendo pela narina direita.
Na terceira, o nariz remendado de Wallin estava derramando novamente quando Joshua acertou outra direita. Uma esquerda forte desequilibrou Wallin, e o ex-campeão europeu ficou preso nas cordas e agora com um corte no olho direito.
Joshua, com aparência de aço, não mostrou sinais de relaxar no quarto assalto, ao acertar uma série de golpes na cabeça e no corpo de seu oponente. Uma mão direita passou pelo rosto de Wallin, com Joshua parecendo confortável e no controle.
No quinto, Joshua estava dando socos ameaçadores e calculados, com Wallin oferecendo pouco ou nada no ataque. Faltando apenas cerca de um minuto para o fim do round, Joshua lançou um excelente gancho de esquerda para deixar Wallin tropeçando nas cordas.
Wallin conseguiu ficar de pé e ver o round, mas o corner do sueco disse que o lutador não conseguiria continuar enquanto Joshua comemorava uma vitória destrutiva.
Joshua, um forte favorito, precisava de mais do que apenas uma vitória para convencer os céticos de que seus melhores dias não haviam ficado para trás. O boxeador britânico ganhou alguns pontos de estilo contra Wallin, de 33 anos.
Joshua (27-3-0) não parecia o mesmo desde que conquistou os títulos WBA, IBF e WBO. Mas ele teve um desempenho retrógrado, atacando e avançando com confiança enquanto recuava Wallin (26-2-0). Uma forte combinação direita-esquerda no quinto round acabou levando à paralisação.
“Apenas mais uma briga. Eu respeito Otto”, disse Joshua. “Não é tanto um retrocesso, apenas mais um dia no escritório. Sou apenas um lutador talentoso que tem um dom especial e o uso da melhor maneira que posso.
“Queremos apenas fazer o que for preciso para sermos vitoriosos. Tudo que eu quero é ser vitorioso enquanto puder. Estou em busca da grandeza.
A identidade do próximo oponente de Joshua não está clara após a surpreendente derrota de Joseph Parker sobre Deontay Wilder no mesmo card.
Esperava-se que a partida dupla marcasse uma luta de março entre Wilder e Joshua.
Em vez disso, parece que Parker está em condições de avançar em março, com o vencedor dessa luta esperando ter uma chance pelo campeonato indiscutível, que será decidido em 17 de fevereiro, quando Tyson Fury e Oleksandr Usyk se encontrarem na Arábia Saudita. A divisão dos pesos pesados não foi unificada neste século.